A importância da cenografia

Bem, eu quero hoje aqui, desenvolver um texto de José Dias sobre Cenografia. Veja abaixo:

Uma cenografia não é um telão;
é um envolvimento.
Representa-se em cena,
não em frente dela.
[…] Uma boa cena não deve ser uma pintura,
mas uma imagem. […]
É um sentimento,
uma evocação,
uma presença,
um estado de alma,
um vento morno que
ateia as chamas do drama.
Robert Edmond Jones
Comentário: É interessante que as poucas vezes que fui ao teatro foram, a mim, uma experiência dos sentidos. Os sons, as expressões dos atores, os cheiros de perfume da multidão que me confundem com o cheiro do teatro e dos atores, as luzes, os efeitos cenográficos, a indumentária dos artistas e o modo como eles vestem a roupa e encarnam o personagem, a voz humana, a expressão humana, o cenário, o roteiro, a genialidade da história sendo contada. Em teatro, tudo se torna mais envolvente por mais que a peça seja ruim.
Pretende ser compreendido por todos, da mesma maneira, em qualquer parte do mundo. Na verdade, o que para um pode ser uma expressão cenográfica sublime, poderá parecer bastante desagradável para outro. Um cenógrafo, usando material velho, poderá nos deixar sem fôlego com seu trabalho. O mesmo cenário, que nos fascina, a outro pode parecer um amontoado de lixo. Como qualquer atividade artística, a cenografia revela, através do material e das formas que usa, um conjunto de emoções e de idéias relativas e pessoais.
Comentário: Estudar os materiais, entender sobre suas propriedades, deve ser algo bem instigante. O que vc pode fazer com eles, que espécie de efeitos, sua versatilidade, maleabilidade, transparência, textura, suas cores. Isso é uma matéria que eu gostaria de pôr em estudo. Fora as formas. A forma e a cor, na arquitetura e no design é fundamental. O profissional deve dominar bem isto. Às vezes, com o pouco, podemos tranformar um ambiente completamente, devido a uma troca de cores e/ou de formas. Em cenografia, tudo se torna um laboratório de experimentos de mil e uma possibilidades criativas.
Não há dúvida de que a cenografia é de importância fundamental para o sucesso de uma montagem, devendo servir a inumeráveis objetivos. A cenotécnica, a iluminação e a indumentária permitem uma qualidade no resultado final do espetáculo tal que, cada vez mais, diretores e produtores buscam o auxílio de profissionais considerados competentes e de talento artístico inegável para a elaboração e a realização de seus projetos cênicos.
Comentário: E mais do que tudo, a iluminação é extremamente fundamental tanto para a cenografia como para a arquitetura e o interior. Ela é o que dá o “tcham” e contribui positivamente ressaltando a beleza dos detalhes dos elementos utilizados e do partido arquitetônico.

Sobre Lygia L

Sou designer de sistemas, paulista, 31 anos. Gosto de trabalhar o autoconhecimento e de todo assunto que leve à isso. Este ano estou me colocando no mercado de trabalho. Estou em busca de progresso e evolução na minha carreira e na minha vida.
Esse post foi publicado em Não categorizado e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s