Saber ouvir

Palavras,.. nunca consigo me acertar com elas. Quero parar em algum lugar e não consigo, não sei porquê. Parece que nada se encaixa ao que sou. Parece um jogo entre egos dentro de mim.
Uns dizem que sou CDF, outros (ou os mesmos) dizem que pareço estudar muito, outros pensam que sou anti-social, outros dizem que pareço estar sempre ocupada… calma aí! Não vamos pegar pesado! Enfim, eu não gosto da imagem que, de repente, os outros possam ter de mim. O que eu gostaria é que ninguém me rotulasse de nada, mas isso é impossível dentro da nossa sociedade. O segredo é eu mesma não me rotular. Talvez eu precise saber ouvir mais as pessoas e não me afligir com o que elas dizem.
Saber ouvir não significa que eu irei fazer como os outros estão me falando ou fazendo por aí. Saber ouvir não é sinônimo de imitar alguém. “Veja, Lygia, fulana faz e vc não faz. Deveria fazer, vai ser melhor pra vc…”. Meu amigo, deixa eu te perguntar, já teve alguém fazendo isso com vc? Alguma vez vc já sofreu esse tipo de agressão? Se vc estiver ouvindo da maneira errada, sim, vc será agredido, vai se sentir atingido e na pior das hipóteses, vc vai procurar fazer exatamente aquilo que o outro está “aconselhando” que vc faça.
Os outros aconselham que a gente faça algo de maneira disfarçada quando dão a deixa: “Você quem sabe… é sua vida…”. Sim, meu amigo, é nossa vida que está em risco quando não sabemos COMO ouvir.
Hoje, refletindo sobre os outros e eu, recebi uma resposta de Osho. Ele diz:
“Ouvir é um dos segredos básicos para se entrar no templo de Deus. Ouvir significa passividade. Significa se esquecer completamente de si mesmo – só então você pode ouvir.
Quando você ouve alguém com atenção, você se esquece de si mesmo. Se você não consegue se esquecer da sua pessoa, você nunca ouve. Estando autoconsciente demais, você simplesmente finge que está ouvindo – não ouve. Pode balançar a cabeça; dizer algumas vezes “sim” e “não” – mas você não está ouvindo.
Quando ouve, você se torna apenas uma passagem, uma passividade, uma receptividade, um útero: você se torna feminino. E, para chegar lá, a pessoa tem que se tornar feminina. Não se pode alcançar Deus como um invasor violento, um conquistador. Você só poderá alcançar Deus… ou será melhor dizer: Deus poderá alcançá-lo somente quando você estiver receptivo, uma receptividade feminina. Quando você se tornar yin – uma passividade -, a porta está aberta. E você espera.
Escutar é a arte de se tornar passivo.”
Traduzindo o que Osho quer dizer, incorporando à pergunta que eu o fiz, é algo bem profundo que poderia ser interpretado de maneira errônea. Calou fundo na minha alma a respeito do problema que tenho com as pessoas (e quem não tem problemas com os outros? muitos fingem que não têm! bando de hipócritas…). As pessoas só serão um problema quando não sabemos quem somos. Não estou falando de personalidade, da máscara que vc prefere mostrar aos outros, estou falando da sua Verdade Interior, da sua Alma. Quando vc não sabe o que vc é, as palavras podem machucá-lo, ofendê-lo. Por isso, saber ouvir é se desligar do seu ego, se esquecer de vc, de quem vc é e de onde vc veio.
Não precisa ser um intelectual pra entender isso – mesmo porque isso não tem nada a ver com intelectualidade -, um analfabeto pode entender isso, ao passo que um grande intelectual pode nunca entender isso, tudo depende da disposição interior da pessoa para receber a Verdade.

Sobre Lygia L

Sou designer de sistemas, paulista, 31 anos. Gosto de trabalhar o autoconhecimento e de todo assunto que leve à isso. Este ano estou me colocando no mercado de trabalho. Estou em busca de progresso e evolução na minha carreira e na minha vida.
Esse post foi publicado em aprendizado e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

